A hérnia de hiato pode provocar dores e refluxo. Acompanhe as principais informações sobre o assunto e veja como é feito o tratamento.
O que é a hérnia de hiato?
Há um pequeno buraco (hiato diafragmático) localizado no diafragma que serve para o esôfago passar do tórax para o abdome. Por vezes, esse hiato se encontra mais alargado do que o convencional, permitindo que uma pequena porção do estômago suba e entre um pouco no tórax.
Essa condição é o que se entende por hérnia de hiato, ou seja, quando uma pequena porção do estômago sobe pelo diafragma e penetra no tórax.
Como surge a hérnia de hiato
Ainda que as hérnias de hiato sejam mais comuns após o indivíduo chegar à meia idade, elas normalmente não causam grandes problemas e os médicos não chegam à fonte de sua causa.
O que se sabe é que a hérnia hiatal ocorre mais em pacientes fumantes, acima do peso e com idade um pouco mais avançada.
Quais são os sintomas?
A hérnia de hiato não chega a ser considerada uma doença, e sim uma condição que se forma pela alteração da anatomia do indivíduo.
Em alguns casos, há sintomas decorrentes do ácido do estômago que volta para o esôfago. Esse momento também é chamado de refluxo e é tratado como um problema chamado de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Essa condição pode causar alguns sintomas como:
- Pirose: sensação de dor, queimação ou calor no peito perto do osso da parte da frente do tórax (inferior do esterno), principalmente quando a pessoa se deita logo após comer ou ingere muita comida durante a refeição;
- Eructações: arrotos espontâneos;
- Gosto azedo ou amargo na boca: sintoma causado pelo retorno de alimentos ou ácido do estômago.
Como é feito o diagnóstico?
Boa parte dos casos de hérnia de hiato não chegam a causar sintomas proeminentes e por isso são diagnosticados durante exames como a endoscopia para identificar outros problemas. Se houver sintomas o médico pode orientar exames para confirmar o caso e descartar outras possíveis causas.
Os possíveis tratamentos da hérnia de hiato
Os tratamentos da hérnia de hiato não chegam a ser aplicados em pessoas que não apresentam os sintomas. Por outro lado os pacientes que se queixam de azia, dor ou queimação são orientados a fazer algumas mudanças na dieta, perder peso (se for preciso) e não deitar com o estômago cheio.
Em alguns casos antiácidos são prescritos pelo médico. Os pacientes podem ser encaminhados para cirurgia se estiverem com quadros mais graves.
Como posso me cuidar?
Para se cuidar e prevenir a hérnia de hiato, é possível seguir alguns passos:
- Levar o tratamento recomendado pelo médico a sério;
- Perder peso, se for preciso;
- Fracionar grandes refeições em menores;
- Evitar o uso de roupas justas ou que comprimam a região do abdome;
- Evitar o consumo excessivo de: álcool, chocolate, alimentos gordurosos, alimentos com sabor de menta, frutas cítricas, cafeína, molho de tomate, além de tabaco;
- Realizar a última refeição de 2 a 3 horas antes de ir para a cama;
- Levantar a cabeceira da cama de 6 a 8 centímetros (por meio de armação em blocos de madeira) se sentir o incômodo do refluxo durante o sono – uma alternativa mais fácil é colocar uma cunha de espuma (almofada anti-refluxo) sob a cabeça do colchão.